Notícias

5 passos para desagradar os clientes e arruinar sua carreira

Empresas de renome e pequenas: o fato é que muitas delas “adoram” maltratar o seu maior patrimônio que é o cliente.

Que a excelência no atendimento a cliente é algo fundamental nos dias atuais, isso ninguém duvida.

Mas o que não dá para acreditar é que inúmeras vezes os clientes são mal tratados, rejeitados e principalmente desrespeitados em inúmeros estabelecimentos. Empresas de renome e pequenas: o fato é que muitas delas “adoram” maltratar o seu maior patrimônio que é o cliente.

Diante destas significativas constatações, listo abaixo situações que já vivenciei, e acredito que você também, que serve como um manual didático de como maltratar e perder um cliente:

1-  Horário é horário: Sempre que um cliente entrar no estabelecimento próximo ao horário de fechamento ou da saída dos funcionários, o melhor é fazer cara feira, afinal quem sabe ele não se toca e vai embora?

2-  Exponha problemas do estabelecimento: Para perder clientes é legal falar mal do chefe, da empresa ou das condições de trabalho na frente de qualquer cliente, afinal isso é muito constrangedor.

3-  Responda apenas o básico: Cliente que pergunta demais não se pode “dar corda”. Quanto mais atenção se dá, mais ele pergunta e incomoda o atendente.

4-  Sempre deixe claro que atender é um favor: Atender é um negócio chato. É bom o cliente “se ligar” que eu estou quebrando o galho dele ao atendê-lo, ou seja, estou fazendo um favor.

5-  Cliente tem que esperar: Clientes detestam esperar. Por isso caso ele entre no seu estabelecimento, e você tiver fazendo qualquer outra coisa (limpando a loja, atendendo outros funcionários, etc),continue fazendo o que já havia começado, quem sabe ele esperando um pouco, não fica cansado e vai embora?

Vocês devem estar pensando: Já vivi isso muitas vezes enquanto cliente! Pois é...esse é o retrato de muitos estabelecimento espalhados pelo nosso imenso Brasil.

Sam Walton, fundador da rede Wal Mart disse: “Clientes são capazes de demitir todos de uma empresa. Do presidente ao office-boy, apenas gastando seu dinheiro em algum outro lugar”

Portanto se você não tem amor ao seu emprego, siga esse breve manual e em pouco tempo será demitido, e aos poucos arruinará sua carreira. Mas se você é como eu, que ama o que faz, satisfaça cada vez mais seus clientes, pois o destino é um só: O reconhecimento e o sucesso profissional.

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

04/202505/202506/2025
IGP-DI0,30%-0,85%-1,80%
IGP-M0,24%-0,49%-1,67%
INCC-DI0,52%0,58%0,69%
INPC (IBGE)0,48%0,35%0,23%
IPC (FIPE)0,45%0,27%-0,08%
IPC (FGV)0,52%0,34%0,16%
IPCA (IBGE)0,43%0,26%0,24%
IPCA-E (IBGE)0,43%0,36%0,26%
IVAR (FGV)0,79%-0,56%1,02%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.5569 5.5669
Euro/Real Brasileiro 6.49773 6.51466
Atualizado em: 11/07/2025 18:26